Entrevista sobre a Igreja da Unificação no Blog dos Universalistas

Reverendo Christian Lepelletier, um dos pilares do Universalismo, e do Diálogo Inter Religioso mundialmente falando. Um dos mais atuantes trabalhadores de UNILUX (Fórum Inter Religioso Universalista), muito respeitado, e sempre aberto ao diálogo, enfim um verdadeiro homem de paz.
Membro do Movimento da Unificação atuando na Federação para a Paz Universal, promovendo a reconciliação e a cooperação entre as religiões, Conselheiro da Federação das Famílias para a Unificação e Paz Mundial, preparando os noivos para o Matrimônio Sagrado Eterno, casado com Hiroko (nascida no Japão) temos dois filhos nascidos em Taiwan, aonde moramos treze (13) anos, também esteve três anos nos EUA.
Conheçam mais sobre a Igreja da Unificação, com respostas do próprio Reverendo Christian.
1 – Reverendo Christian, quando e onde surgiu a Igreja da Unificação?
R: Foi em Seul, na Coréia do Sul, que a Associação do Espírito Santo para a Unificação do Cristianismo Mundial mais conhecida como Igreja de Unificação foi oficialmente fundada no dia 1° de maio de 1954.
2 – Quem é o Reverendo Moon?
R: Sun Myung Moon nasceu na Coreia em 1920, em uma família camponesa convertida ao cristianismo. Desde criança revelou um caráter verdadeiramente excepcional.
Ainda muito jovem, percorreu as igrejas da Coreia, interrogando os padres e os pastores sobre as verdades bíblicas e universais. Mas ele não estava satisfeito com as respostas que as igrejas estabelecidas lhes davam e nem com as filosofias e as religiões existentes.
Com a idade de 16 anos teve uma visão na qual Jesus lhe apareceu, enquanto orava na montanha, numa manhã do domingo de Páscoa. Jesus explicou-lhe que, originalmente Deus O tinha enviado para salvar todos os homens, mas que a sua missão na Terra tinha ficado incompleta devido aos seus contemporâneos não O terem recebido. De agora em diante era a ele, Sun Myung Moon, que incumbia para completar a sua missão inacabada. Diante de uma responsabilidade tão pesada, ele havia que hesitar, mas Sun Myung Moon acabou aceitando.
E foi ao cabo de 9 anos de oração, de jejum, de estudo e de luta espiritual intensa, sozinho face a face com um mundo hostil e ignorante da sua missão, que Sun Myung Moon conseguiu o conjunto dos elementos dos Princípios Divinos e, com eles, a resposta às questões fundamentais que nunca tinham sido resolvidas até então.
Sun Myung Moon com 19 anos, foi para o Japão prosseguir os estudos de engenharia na Universidade de Waseda. A experiência do Japão permitiu a Sun Myung Moon, sobretudo, alargar o seu campo de visão do mundo, de aprofundar a compreensão dos problemas encontrados pelos homens de todos os países e de comparar os Princípios que descobrira, com o conhecimento científico dos tempos modernos.
Depois de passar alguns meses na Coreia do Sul, ele estabeleceu-se em Pyongyang, capital da Coreia do norte, onde o regime comunista tinha acabo de se implantar. Muitos cristãos desta época se reuniam à volta de Sun Myung Moon, na altura em que principiava a perseguição dirigida pelos comunistas contra os grupos religiosos. Depois do tempo na prisão, ele começou a pregar e obteve um sucesso tal que suscitou a inveja das igrejas estabelecidas. Alguns cristãos chegaram ao ponto de denunciá-lo às autoridades comunistas e, então voltou a ser preso a 22 de fevereiro de 1948.
No dia 14 de outubro de 1950, Sun Myung Moon foi libertado do campo de Hung Nam pelas forças da ONU. Após um desvio por Pyongyang onde reencontrou seus discípulos, dirigiu-se para o sul até a cidade de Pusan onde se fixou. Foi também nesta época que ele esquematizou definitivamente os ensinamentos do Princípio Divino. Durante o verão de 1951, o fundador da Igreja de Unificação construiu com suas próprias mãos um abrigo com barro e caixas de ração do exército americano, nos flancos de uma colina de Pusan. Esta humilde habitação servia-lhe de abrigo e ao mesmo tempo como centro de ensino do Princípio Divino.
A maioria dos membros da Igreja da Unificação acreditam que o Reverendo Moon foi escolhido por Deus e ungido por Jesus como herdeiro e sucessor da missão de Messias ou Cristo. Em 1960 realizou pela primeira vez na historia a Cerimônia de Casamento Sagrado, as “Bodas do Cordeiro” mencionadas no livro da Apocalipse, com sua noiva Sra Hak Ja Han, assim estabelecendo o modelo de Verdadeiro Casal, restaurando a falha de Adão e Eva, e abrindo o caminho de Verdadeiros Pais para toda a humanidade.
3 – A Igreja oferece cursos ou alguma metodologia de ensino para o fiel que está interessado em estudar os livros sagrados?
R: A teologia do Movimento da Unificação é baseada no livro do Princípio Divino. A Igreja oferece palestras de apresentação do Princípio Divino todos os domingos, também seminários de final semana no sítio, além de retiros de sete dias.
Slides de introdução ao Princípio Divino:
Introdução do Princípio Divino no Youtube:
Livro do Princípio Divino:
Além de assistir às palestras e de participar dos Cultos do domingo e estudar a Palavra de Deus. Os fiéis são encorajados de participar de um pequeno grupo e contribuir tempo, talento e contribuições desenvolvendo um sentimento de pertence e a capacidade de amar afim de que no final de nossa vida, possamos dizer, nós conseguimos herdar o Verdadeiro Amor de Deus, para que todas as pessoas possam crescer, evoluir à medida que ela progride ao longo da vida. As escrituras sagradas originais são em língua coreana.
4 – Por que o nome de “Unificação”?
R: O fundador Reverendo Moon abriu o caminho da Unificação da mente (espírito) e do corpo do individuo (ser humano) centralizado em Deus Criador, fonte de Vida, Amor e Linhagem. Abriu o caminho da Unificação (harmonia) do casal centralizado em Deus, a família unificada é a base de uma Comunidade, Sociedade e Mundo Unificado de Paz e Harmonia centralizado em Deus.
5 – Qual a importância do diálogo inter religioso?
R: O dialogo inter-religioso é o primeiro passo para a reconciliação e a cooperação entre as religiões e pré-requisito para a Paz Mundial. De um lado, os lideres religiosos tem a responsabilidade de construir a Harmonia Inter-religiosa, representando a Consciência (Mente) da sociedade e de outro lado os lideres religiosos tem a responsabilidade de direcionar o Governo representando o Corpo da sociedade.
A Igreja da Unificação iniciou e patrocinou a publicação das Escrituras Mundiais, um volume que reúne os valores universais das religiões do mundo, ajudando a superar as barreiras entre as religiões, mostrando os valores compartilhados, uma fonte universal comum e que as diferenças que historicamente dividiu as religiões são pequenas.
O Movimento da Unificação criou o Serviço Inter-religioso da Juventude fornecendo aos jovens de diversas culturas e religiões oportunidades de serviço que permitem de quebrar as barreiras, praticar o altruísmo, facilitar a amizade e construir uma comunidade inter-religiosa, compartilhar a espiritualidade e as tradições religiosas com os outros e aprender sobre os vários caminhos e características de construção da cultura da Paz.
Em 18 de agosto de 2000, o Rev. Sun Myung Moon proferiu um discurso na Sede da ONU chamando para a renovação da ONU, enfatizando que um mundo de paz poderá ser realizado somente quando os líderes religiosos mundiais trabalharão cooperativamente e respeitosamente com os líderes nacionais. Sérias considerações deveriam ser dadas para formar uma assembleia religiosa ou um conselho de representantes religiosos dentro da estrutura da ONU.
Conheça mais sobre a Igreja da Unificação nos sites abaixo:

http://www.unificacionista.com

Fonte:http://www.universalistas.com.br/2012/05/rev-christian-lepelletier-e-igreja-da.html

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Entrevista sobre a Igreja da Unificação no Blog dos Universalistas

  1. Samuel Salatiel disse:

    a igreja da unificacao tem bons ensinamentos, mas é menos conhecida. penso k por ter nome da igreja impede a muitos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s