Marco da Paz é inaugurado no Dia Internacional da Paz

Em 21/9 é comemorado Internacional da Paz. Para marcar a importância da data, instituída pela Organização das Nações Unidas em 1981, a Associação Comercial de São Paulo promoveu um evento especial na tarde da última quarta-feira no Parque da Juventude, na Avenida Cruzeiro do Sul, em Santana.

Um monumento, o Marco da Paz, foi inaugurado no local, escolhido por simbolizar a renovação, já que o parque foi construído na área onde antes funcionava a antiga Casa de Detenção do Carandiru.

O Marco da Paz, considerado único monumento do gênero, foi idealizado há dez anos pelo italiano Gaetano Brancati Luigi, que em sua infância testemunhou a violência da Segunda Guerra Mundial.

O evento que marcou a inauguração no Parque da Juventude contou com a presença de autoridades locais, lideranças de entidades voltadas para a Cultura de Paz e de diferentes religiões. Entre elas: João Bico (superintendente da Distrital Norte da Associação Comercial de São Paulo), João Favari (vice presidente da Associação Comercial de São Paulo), Ênio Gomes (superintendente da Distrital Vila Maria da Associação Comercial de São Paulo), Paulo Pavan (diretor do Parque da Juventude), dom Milton Kenan Jr. (bispo-auxiliar de São Paulo), Christian Lepelletier (vice-presidente da Federação Para a Paz Universal) e José Francisco Giannoni (subprefeito de Santana/Tucuruvi), entre outras.

Cerca de 500 crianças, estudantes dos colégios Imperatriz Leopoldina (Santana), Branca Alves de Lima (Freguesia do Ó), Escola Municipal Professor Adolpho Otto de Laet (Mandaqui), Escola Estadual República da Bolívia (Jardim São Paulo) e um grupo de Jovens da Associação das Famílias para a Paz e Unificação Mundial (AFUPM)  estiveram presentes. Um aluno de cada uma delas leu uma frase de sua autoria sobre a importância da paz. Pela participação receberam uma réplica em miniatura do Marco da Paz.

Também marcou presença Gaetano Brancati Luigi, que abriu a cerimônia informando sobre a origem e a importância de sua iniciativa. “Hoje é um dia de glória para todos nós. Em primeiro lugar, pela presença das crianças, que representam a esperança de um mundo melhor. É a semente que nos fortalece para seguir no caminho em busca da paz”, disse o italiano Luigi, que vive no Brasil há mais de 40 anos. “Eu fui criança durante a segunda guerra mundial. Tinha oito anos quando os sinos tocaram anunciando o fim do sofrimento. O Marco da Paz foi criado para lembrar a todos a importância do ser humano praticar o bom relacionamento no mundo.”

Luigi aproveitou a ocasião para anunciar a inauguração de um Marco da Paz na cidade de Assis, na Itália, no dia 13/11, com a presença do papa Bento XVI, confirmada pelo Vaticano.

Em seguida, João Bico, superintendente da Distrital Norte da Associação Comercial de São Paulo, lembrou da importância da escolha do Parque da Juventude para abrigar o monumento. “Antes do parque, tínhamos aqui a Casa de Detenção do Carandiru, que por décadas foi palco de tristeza e dor”, disse. “Este lugar foi renovado com o parque. O que todos esperamos é que ao passar pelo Marco, que não tem nenhuma conotação política ou religiosa, possamos refletir sobre a cultura da paz, lembrando que cultuando violência, geramos violência e cultuando a paz, teremos a paz.”

Após os pronunciamentos, uma bolsa integral de estudos foi entregue para os três filhos do sargento Renato Leite Barbosa, que foi morto no mês passado. A documentação que lhes garantirá os estudos do ensino fundamental no Colégio Objetivo à formação universitária na Unip foi entregue à viúva Márcia Leite Barbosa.

No encerramento da cerimônia, dois mil balões brancos foram soltos ao som da música “O Progresso”, de Roberto Carlos.

Fonte: A Gazeta da Zona Norte

 

http://www.gazetazn.com.br/index1.asp?bm=m&ed=37&s=54&ma=146&c=0&m=0

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s