Discurso proferido no Plenário da Câmara dos Deputados

CÂMARA DOS DEPUTADOS  06/10/2008 Discurso Proferido em Plenário

O SR. PASTOR MANOEL FERREIRA (PTB-RJ. Como Líder. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Deputado José Edmar, representante do Distrito Federal, agradecemos a V.Exa. a honra de fazer o nosso pronunciamento sob a sua presidência. Sua presença nesta Casa dignifica o Poder Legislativo. Brasília está muito bem representada por V.Exa.


Gostaríamos de mais uma vez exaltar o magnífico trabalho realizado pela Federação para a Paz Universal, a grande aliança global que se vem firmando em torno da construção de um mundo de paz e harmonia, fraternalmente unido em nome de Deus.


A Federação para a Paz Universal, Sr. Presidente, é uma instituição ligada à ONU, com sede em Nova York, Estados Unidos . Essa instituição tem realizado conferências e seminários sobre o tema paz no mundo. Recentemente, no Centro de Esportes de Assunção, Paraguai, houve um extraordinário encontro em que cerca 35 mil jovens de 70 nações se fizeram presentes para um grande festival gospel pela paz.


Também recentemente, em Washington, nos Estados Unidos, tivemos a oportunidade de participar ativamente do ciclo de conferências sobre a possibilidade de ajuda ao Oriente Médio, em especial a alguns países que vivem em conflito. E no domingo à tarde, em frente ao Capitólio, o Parlamento americano, mais ou menos 15 mil representantes de diversos segmentos sociais puderam expressar o seu pensamento e o seu desejo de paz universal.

 
Congressos idênticos também foram realizados na Coréia e também nas Filipinas.
A cada ano, consolida-se a rede mundial de pessoas e organizações comprometidas com a paz mundial, mediante o diálogo, a educação e o serviço social. Em diversas partes do mundo, estabelecem-se programas a serem desenvolvidos por líderes de toda a sociedade, incluindo o Governo, as entidades religiosas, os meios de comunicação, o setor privado, os meios acadêmicos e os profissionais liberais.


Como se sabe V.Exa., Sr. Presidente, a Federação para a Paz Universal busca estabelecer laços cada vez mais consistentes entre as diversas religiões cristãs, para um dia alcançar o sonho maior da Igreja da Unificação. Por outro lado, vem trabalhando incessantemente em favor do diálogo entre todas as crenças, na certeza de que o poder e o amor de Deus transcendem denominações, culturas e credos, e devem constituir a busca primordial de todas as civilizações.

Sr. Presidente, é com muita alegria e fé, pois, que assistimos ao sucesso crescente das atividades da Federação, ao redor do globo. Multiplicam-se as iniciativas de critério geopolítico, com o envolvimento dos chamados Embaixadores da Paz, que trabalham nos conselhos de paz em nível nacional, regional e mundial. Daí a iniciativa para a América Latina, para a paz no Oriente Médio e para o Nordeste da Ásia, entre outras. O objetivo é a construção de uma rede global de líderes que bem representem a diversidade étnica e religiosa da grande família humana, tendo em vista a superação de barreiras, conflitos e preconceitos, e a consolidação de uma nova era de paz, conciliação e harmonia entre todos os povos.

Nesse sentido, podemos afirmar que este é um ano muito importante para a participação brasileira. O Congresso Nacional já teve a honra de receber o Presidente da Federação, Dr. Hyun Jin Moon, em abril passado, em evento que reuniu autoridades e religiosos em torno da temática da paz mundial.

Para dezembro, prepara-se mais um grande evento na Capital brasileira, o Festival Global da Paz, que, em suas edições anteriores, mostrou notável capacidade de mobilização e associação das comunidades locais, em atividades em prol da paz e de um desenvolvimento baseado em valores universais.

Nessa conferência pela paz, autoridades de várias nações — Canadá, África do Sul, Nepal e de todos os países da América do Sul — estarão presentes e trarão uma palavra sobre o tema paz, assim como cantores tanto gospel quanto seculares. Muitos já confirmaram presença. Não vamos declinar seus nomes, porque ainda depende de alguns acertos, mas a verdade é que das 9h às 15h do dia 7 de dezembro haverá um grande show de músicas gospel e seculares.

Podemos apenas citar o nosso companheiro Deputado Frank Aguiar, que já emprestou seu nome e também ali estará presente, fazendo parte desse grande festival cujo tema principal é a paz.

Durante essa conferência, homenagearemos a ONU, pelo transcurso do 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Na ocasião, entregaremos aos representantes da ONU com uma comenda do Conselho Nacional de Pastores do Brasil.

Seguramente, Sr. Presidente, a preservação do meio ambiente constará da pauta de evento de tamanha magnitude, como esforço prioritário para um desenvolvimento justo e igualitário, que preserve o direito à vida e à dignidade das futuras gerações.
Mais uma vez, valemo-nos da tribuna desta Casa para reiterar nosso compromisso pelas causas da paz mundial, que necessariamente compreendem a solução dos problemas ambientais, a dominarem a agenda de governos de todo o planeta. Temos a convicção de que, quando os interesses econômicos recuarem diante dos interesses da paz e da preservação da vida, uma nova era se iniciará para a humanidade — finalmente, "uma só família sob Deus".

Ao encerrar, Sr. Presidente, queremos também externar uma palavra de profundo agradecimento a 334 Deputados desta Casa. Evidentemente, outros virão depois, mas 334 Deputados já assinaram a lista de apoiamento à indicação do nosso nome ao Nobel da Paz pelo Brasil — agradecimento que estendemos aos 81 Senadores que também apoiaram a indicação. Estamos chegando da Noruega. Estivemos ali por 4 dias com os Diretores do Instituto Nobel da Paz, com os quais conversamos sobre nossa candidatura pelo Brasil e dos quais recebemos instruções sobre como recolhermos os apoiamentos. Em momento oportuno, registraremos esse fato desta tribuna.

Agradecemos a todos os telespectadores da TV Câmara e a todos os companheiros que têm nos prestigiado e nos acompanham nessa grande caminhada.
Muito obrigado.
O SR. PRESIDENTE (José Edmar) – Sr. Deputado, parabéns pela sua indicação e pelo seu trabalho.

Fonte:

http://www.camara.gov.br/internet/sitaqweb/TextoHTML.asp?etapa=5&nuSessao=232.2.53.O%20%20%20%20%20&nuQuarto=31&nuOrador=3&nuInsercao=0&dtHorarioQuarto=15:30&sgFaseSessao=GE%20%20%20%20%20%20%20%20&Data=06/10/2008&txApelido=PASTOR%20MANOEL%20FERREIRA,%20PTB-RJ&txFaseSessao=Grande%20Expediente%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20&txTipoSessao=Ordinária%20-%20CD%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20&dtHoraQuarto=15:30&txEtapa=

Anúncios
Esse post foi publicado em Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s