Forum Espíritual Mundial

 2°Fórum Espiritual Mundial – Fortaleza – 24 a 28 de outubro de 2007

O 2º Fórum Espiritual Mundial aconteceu no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza, no auditório fixo com capacidade para 1.000 pessoas entre os dias 24 a 28 de outubro. Os Palestrantes e organizadores foram privilegiados de ser hospedados no Porto D´aldeia Resort: no alto de uma elevação a cerca de 800 metros do mar, cercado por altas dunas e pela vegetação nativa da região com uma vista única para o mar e brisa constante. Um ambiente tranqüilo e exclusivo ideal para lazer ou reuniões. Um pouco distante do local do evento, mas os organizadores colocaram um transporte para os convidados.

O fórum, tinha como tema a construção de uma cultura de paz, foi organizado pela União Planetária, Unipaz, Iniciativa das Religiões Unidas (URI) e Estação da Luz, com o apoio de diversos segmentos da sociedade brasileira.

Café da manhã de pré-lançamento no Centro cultura Oboé, estiveram presentes Ulisses Reidel, presidente da União Planetária; Suzel Saraceni, da Universidade da Paz (Unipaz); Elianildo Nascimento, da Iniciativa das Religiões Unidas (URI); e reverendo Elias Andrade, do Conselho Global da URI, além de representante das entidades que apóiam o evento.

Subsecretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Perly Cipriano, durante palestra nesta quinta-feira, dia 25, no 2º Fórum Espiritual Mundial. Ele falou sobre os direitos humanos e a paz social no Brasil.

Entre as principais autoridades : CID FERREIRA GOMES, Governador do Estado do Ceará LUZIANNE LINS, Prefeita de Fortaleza, ULISSES RIEDEL DE RESENDE, Presidente da União Planetária, DOMINGOS FILHO, Presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, Desembargador FERNANDO LUÍS XIMENES ROCHA, Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, TIM GOMES, Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, CARLOS VEREZA, Ator, NANDO CORDEL, Cantor e compositor, REGINA FITTIPALDI, da Unipaz – Universidade Holística Internacional da Paz, HELOÍSA HLENA, ex-senadora, MARILIA CASTRO, coordenadora do Movimento Nacional em Defesa da Vida, CRISTÓVAM BUARQUE, senador, rabino HENRI SOBEL, JOÃO RABELO, presidente da Federação Espírita Brasileira, padre GABRIELE CIPRIANI, do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs, Dep. LUIS BASSUMA – BA, Frente Parlamentar em Defesa da Vida no Congresso Nacional, JOSÉ EDUARDO MENDES CAMARGO – SP, FIESP – Federação das Indústrias do Estado de SP, Embaixador JERÔNIMO MOSCARDO – DF, Fundação Alexandre de Gusmão do Itamaraty.

A importância do Diálogo para a Cultura de Paz

Durante quatro dias, o 2º Fórum Espiritual Mundial reuniu em Fortaleza líderes religiosos, artistas, empresários e representares governamentais para discutir os caminhos da cultura de paz. Cerca de oito mil pessoas participaram do encontro, que debateu as relações da cultura de paz com os direitos humanos, ecologia, ética, respeito à diversidade, diálogo, vegetarianismo, defesa da vida e boas notícias.

Sábado, dia 27 foi o Painel dos seguintes Palestrantes: MARCOS RESENDE – DF,
Centro Krishnamurti, Monge SHOJO SATO – DF, Shin Budismo Terra Pura, Reverendo CHRISTIAN LEPELETIER – França, Universal Peace Federation, Dra. VENUS SAHIHI PEZESHK – Irã, Fé Bahá’I, Sheikh JIHAD HASSAN HAMADEH – Líbano,
Assembléia Mundial da Juventude Islâmica – WAMY.

Rev. Christian enfatizou a importância do diálogo e da cooperação inter-religioso como base para a construção de uma Cultura de Paz, começando para a busca do conceito de Deus comum a todas as religiões, o fortalecimento dos valores da família como fonte de amor verdadeiro.

 Ato macro-ecumênico encerra 2º Fórum Espiritual Mundial, em Fortaleza

        No domingo, dia 28, foi realizado um ato macroecumênico com quatorze lideres religioso, como católicos, protestantes, mulçumanos, espíritas, budistas, ciganos, entre outros, que fizeram preces pela paz. A programação foi encerrada com exibição da peça “Gandhi, um líder servidor”, com o ator João Signorelli.

      Ulisses Reidel, presidente da União Planetária, sai de Fortaleza “extremamente satisfeito”. Na avaliação dele, o 2º Fórum Espiritual Mundial realizou debates expressivos e profundos sobre todos os temas propostos. “O que mais me chamou atenção foi o entusiasmo dos participantes e a energia presente no fórum. Tudo isso nos deixa muito animado para o próximo”, afirmou Ulisses.

      Através da parceria com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos, o Fórum Espiritual Mundial produzirá anais com a síntese dos debates feitos em Fortaleza. O documento deve contribuir para divulgar as discussões sobre a cultura de paz feitas no evento.

      O próximo Fórum Espiritual Mundial já tem data certa: de 22 a 26 de outubro de 2008. Seis cidades se candidataram para sediar o evento: Salvador (BA), Recife (PE), Teresina (PI), Rio de Janeiro (RJ), Gramado (RS) e Goiânia (GO). Segundo Ulisses Reidel, há uma inclinação “muito forte” para que o fórum aconteça em Salvador.

Fonte: http://www.forumespiritualmundial.org.br/Portugues/default.asp

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Organizações. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s