Representantes das Religiões na Assembléia Legislativa do Céara

 

Sessão Solene na Assembléia Legislativa do Ceará discute declaração da ONU sobre religião

      A Assembléia Legislativa do Estado do Ceará realizou na sexta-feira, dia 26, uma sessão solene em comemoração aos 25 anos da “Declaração para Eliminação de Todas as Formas de Intolerância e Discriminação com Base em Religião ou Crença”, da Organização das Nações Unidas (ONU). Na ocasião, foi lançado no Ceará o vídeo sobre Diversidade Religiosa e Direitos Humanos, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos.

      A sessão solene, que aconteceu a pedido do Deputado Estadual Francisco Caminha (PHS), é parte da programação do 2º Fórum Espiritual Mundial, que acontece no Centro de Convenções até domingo, dia 28, e discute a cultura de paz.

      Estiveram presentes na solenidade líderes religiosos, como sheik Jihad Hassan, vice-presidente da Assembléia Mundial de Juventude Islâmica, Rev. Elias de Andrade Pinto, conselheiro global da Iniciativa das Religiões Unidas (URI), Pe. Gabriele Cipriane, Secretário Adjunto do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, e Kátia Bastos, Encataria Cigana.

      Também participaram do encontro o subsecretário Nacional de Direitos Humanos, Perly Cipriano, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Deputado Federal Luiz Couto (PT-PB), o presidente da União Planetária Ulisses Riedel, e Elianildo Nascimento, da URI – Círculo de Cooperação de Brasília.

      A atividade contou ainda com as presenças do Mestre Aramaty, Conselho Nacional da Umbanda do Brasil; Dom Luis Fernando Cabral, Bispo da Igreja Católica Brasileira; Mara Gurjão, Brahma Kumaris; Ivone Holanda, Seicho-no-ie; Reverendo Christian Lepelletier, Federação para a Paz Universal/Associação das Famílias; Ministro Afonso Ligório Igreja Messiânica Mundial do Brasil; Antônio Roberto Mariano, União do Vegeta); Pai Alexandre e Leila Duarte, Faculdade de Teologia Umbandista/URI Brasília; Vanda Beatriz, União Planetária e representantes da Legião da Boa Vontade, Movimento Hare Krishna, OAB Ceará, Comissão de Direitos Humanos Ceará, entre outras autoridades.

      “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar”. A reflexão feita por Nelson Mandela, abertura do vídeo sobre Diversidade Religiosa e Direitos Humanos, deu o tom do debate.

      Perly Cipriano lembrou que as pessoas precisam acabar com os preconceitos. Para ele, esse é o primeiro passo para a construção de um mundo melhor e mais tranqüilo. O subsecretário disse que o Estado é laico, mas é imprescindível a participação dele nesse processo, através de medidas que assegurem aos cidadãos, o direito de escolher e seguir a religião que quiser. Já o Deputado Federal Luiz Couto (PT-PB), salientou a importância da liberdade de culto e de expressão.

Contatos:
VSM Comunicação – Assessoria Local
Manuela Nobre: (85) 3246.3711/ 9921.0370
Ogilvy PR/Via Press – Assessoria nacional
Karla Rodrigues: (71) 3264.9152/9247.0515

Anúncios
Esse post foi publicado em Religião. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s