Ato Inter-religioso Congonhas

Ato inter-religioso homenageia vítimas do vôo da TAM

Da Redação, com Agências

Um ato inter-religioso aconteceu, na manhã desta sexta-feira, 20, em solidariedade aos que sofrem pelo acidente do vôo da TAM 3054, ocorrido no dia 17 de julho. Representantes de diversas religiões e tradições espirituais, como cristãos, hinduístas, budistas, judeus e xamânicos estiveram presentes aos ato, que aconteceu na Avenida Washington Luis, a poucos metros de onde o avião caiu.

Estiveram presentes Dom Odilo Scherer, Arcebispo metropolitano de São Paulo e Dom Pedro Luis Stringhini, Bispo auxiliar da Arquidiocese. Dom Stringhini explicou que a iniciativa do Ato inter-religioso surgiu de forma espontânea, após o pastor Elias da Igreja Presbiteriana ter entrado em contato com os religiosos, Paullo e Marly Santos, Cyro Leão, Jo-Shin, Daniel Calmomitz, Swami, Rev. Christian Lepelletier. 

"O ato pode ser um meio de expressar indignação", disse o Bispo, que considera que a crise aérea não deve ser vista de maneira isolada. Segundo ele, "é toda uma crise social. O país precisa que as autoridades priorizem aquilo que é humano, acima de interesses políticos, econômicos e financeiros".

Dom Stringhini disse que a atuação do governo federal no tratamento da crise aérea tem deixado a desejar, e reforçou que "todos esperávamos que o acidente da Gol, ocorrido há 10 meses, fosse servir como grande alerta. No entanto, mais um aconteceu e esperamos que não aconteça outro".

O Bispo explicou que os familiares das vítimas não foram contatados para participarem do ato devido à distância, já que a maior parte das vítimas é do Rio Grande do Sul, e também para não agravar o sofrimento dos parentes, que vivem um momento muito difícil.

 

Religiosos realizam ato próximo ao local do acidente

Representantes de diversas religiões rezaram pelas vítimas do acidente da TAM.

Grupo foi impedido de se aproximar dos destroços do avião.

Um grupo de representantes de diversas religiões realizou na manhã desta sexta-feira (20) um ato inter-religioso próximo ao local do acidente da TAM. A cerimônia, na qual os presentes rezaram, cantaram, distribuíram flores e fizeram discursos, aconteceu na Avenida Washington Luís, na pista sentido centro-bairro, interditada desde que a tragédia aconteceu na última terça-feira (17).

Os religiosos não puderam chegar perto dos destroços e tiveram que fazer a celebração na rua. "Não foi tão perto quanto queríamos, eles disseram que haveria risco, mas tudo bem", resumiu o pastor da Igreja Presbitariana Independente, Elias de Andrade Pinto, que organizou a cerimônia.

 Para entregar as flores que seriam depositadas junto aos escombros, os religiosos tiveram que contar com a ajuda do presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Roberto Scaringella. Alguns chegaram a insistir com os policiais que faziam o cordão de isolamento, mas acabaram se conformando em ficar atrás da faixa, onde a cerimônia foi realizada.  

"Cada um com sua fé, queremos levar conforto às famílias", resumiu Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo. "Estamos aqui para prestar solidariedade a todos. Isso nos atinge, mas não há sofrimento para quem crê em Deus e é religioso. Estamos perplexos diante dessa situação. Nossa vida é frágil, não nos pertence, estamos neste mundo, mas de um momento para o outro podemos não estar", completou.

 A canção que todos os religiosos cantaram pedia que um "Deus da vida" ouvisse os lamentos de todos. "A vida é sagrada, temos que viver bem. Todos queremos que Deus abençoe estas vítimas", afirmou Swami Sunirmalananda, da Ordem Rama Krishna.

A cerimônia desta sexta-feira (20) foi aberta ao público. Na segunda-feira (23), será realizado um ato na Assembléia Legislativa fechado para as famílias das vítimas. Após o término da celebração, eles foram ao saguão de Congonhas e, em frente ao check-in da TAM fizeram outro ato que durou poucos segundos para pedir paz no aeroporto.

Anúncios
Esse post foi publicado em Religião. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s