Respeito à diversidade de credos: premissa básica para a paz

          RELATÓRIO DO PRIMEIRO FORUM ESPIRITUAL DE  BRASILIA
 
    Se há um pensamento que praticamente foi unanimidade entre todos os palestrantes, que em alguns diálogos foi expresso claramente, e que em outros ficou nas entrelinhas, foi que a aceitação e o respeito à diversidade de credos é premissa básica para a construção da paz. No painel "O Papel das Tradições na Construção de Um Mundo de Paz" esse ensinamento foi reforçado por todos os participantes: Mavesper Ceridwen, da Associação Brasileira de Arte e Filosofia da Religião Wicca, reverendo Christian Lepelletier, da Federação pela Paz Universal, o Pastor Metodista Wester Clay Peixoto, ex-secretário Executivo do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs e o pastor Anselmo Barbosa Morais, da Soka Gakkai.
 
    Para Christian Lepelletier o egoísmo é a base para o mal. "Ele gera o amor falso que leva as pessoas a viver somente em benefício de si mesmas". O pastor entende que precisa haver um processo de reeducação, restauração, religação com Deus. Para ele, a família é a escola do amor. "É o local para nutrir o coração e o caráter", ressalta.
 
    O pastor afirma que o desafio das religiões é cuidar para que não haja a desintegração das famílias. Citou ainda como princípios necessários para a paz: viver em benefício dos outros e a busca da cooperação além dos limites. Ele acredita que, se cada um adotar esses princípios, haverá uma harmonia inter-religiosa que construirá parcerias para a edificação da paz.
 
      Já na avaliação de Wester Clay Peixoto, a tentativa de diálogo entre as religiões vem acontecendo e com algum sucesso. "Os olhos agora são de respeito e voltados para conhecer o outro, suportar, botar o ombro para que o outro se apóie. No futuro, vai evoluir da tolerância para a busca do aprendizado no credo e na experiência religiosa do outro". 
 
      Clay Peixoto lembra ainda que todas as tradições têm seus conhecimentos. "Toda tradição é um vislumbre da eternidade, já que é fixadora de identidade. As tradições são feitas de acúmulos de conhecimentos. Os mundos estão mais próximos devido à globalização, mas estabelecem fronteiras, muros. Não podemos nos situar na intransigência. É aí que estão os fundamentalismos. As tradições devem ser encaradas como o eu diante do tu", ensinou.
 
     Mavesper Ceridwen acredita que as religiões devem ser instrumentos de educação para a convivência com a diversidade. "Elas devem proporcionar a aceitação da diversidade como valor oriundo da própria natureza da divindade criadora, a abrangência de sistemas de crenças muitas vezes diferentes e até antagônicos, e a suas responsabilidades para a manutenção da cultura de paz", defendeu.

Bety Rita Ramos
Assessoria de Comunicação do I Fórum Espiritual Mundial

    
 
 
Anúncios
Esse post foi publicado em Religião. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Respeito à diversidade de credos: premissa básica para a paz

  1. Christian disse:

    Brasília, 20 de Dezembro de 2006.
     
     
    Ilmo. Sr.
    Reverendo Christian Lepelletier
    Federação Para a Paz Universal
     
    A Comissão de Organização e Executiva do 1º Fórum Espiritual Mundial,  vem expressar o profundo agradecimento  a V.Sª.  pela honrosa participação como palestrante  desta primeira edição do evento, participação esta a qual  em muito contribuiu para  com os objetivos e propósitos desta proposta.
    Esperamos continuar contando com o precioso apoio de V.Sª.  em todo o processo de construção do Fórum Espiritual, o qual pretende não estar tão somente adestrito  à sua realização.
     
    Atenciosamente,
     
     
    Comissão de Organização e Executiva
    Contatos: Comissão de Organização: 3368.1752 (União Planetária) – 3368.6938  (Comissão de Organização)
    E-Mail:  organização@forumespiritualmundial.org.br
     
     
     
     
    “Valorizando a diversidade para a construção de uma solidariedade planetária”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s