Lideranças religiosas criam Fórum Permanente

 

Lideranças religiosas criam Fórum Permanente
 

Leonardo Tote/SJDC
Cerca de 70 lideranças religiosas participaram do encontro

O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Hédio Silva Jr, reuniu-se com cerca de 70 lideranças religiosas, nesta segunda-feira, 11 de julho, atendendo a uma solicitação feita durante a I Conferência Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. A finalidade do encontro era estabelecer uma agenda conjunta de ações voltadas à luta pela liberdade de crença. Participaram da reunião representantes de religiões de matriz africana, de denominações protestantes, do islamismo, do budismo e do judaísmo, dos cultos indígenas e da tradição cigana.

As lideranças presentes sugeriram inicialmente, como forma de orientar os trabalhos, a instalação de um fórum permanente para que todas as confissões religiosas possam apresentar suas propostas regularmente; maior divulgação dos resultados das conferências nacional e estadual de políticas de promoção da igualdade racial, realizadas em junho; maior interface entre estado e municípios na adoção de ações de promoção da liberdade religiosa e da igualdade racial e de políticas públicas que eliminem o preconceito contra as religiões. O objetivo do conjunto de proposições é conscientizar a população de forma que a liberdade de culto e ritos torne-se uma realidade.

Outras sugestões levantadas durante o encontro foram buscar um maior espaço na mídia para debates e informações sobre as diferentes religiões; a criação de uma lei que fomente a imparcialidade da imprensa em casos que abordem questões religiosas; e a criação de uma força-tarefa, formada por advogados para dar suporte aos religiosos que sofrerem discriminação.

Também foram propostas a capacitação da rede hoteleira, de delegados, promotores, juízes e professores sobre a questão racial; maior acesso e direito à saúde para a população negra; criação de uma lei de proteção às aldeias indígenas e aos índios que moram nas cidades do Estado de São Paulo; investimento na cultura das religiões, para criar empregos ligados a atividades típicas; e a inclusão do islamismo como religião de matriz africana.

O único ponto de discussão foi a implementação do ensino de todas as religiões nas escolas, como disciplina regular. Alguns dos presentes defenderam que o ensino da religião deva ser restrito ao ambiente familiar.

O secretário da Justiça se comprometeu a discutir os temas propostos com as respectivas autoridades responsáveis. “Tenho certeza que os secretários de outras pastas, assim com os órgão ligados à Justiça e à sociedade civil organizada, vão colaborar conosco na efetivação destas metas”, enfatizou.

Uma nova reunião foi marcada para o dia 9 de agosto, às 18 horas, na Secretaria da Justiça, no Espaço da Cidadania. Este encontro definirá assuntos a serem abordados pelo Fórum Permanente, instalado na Secretaria. Os assuntos definidos pelo Fórum serão levados às autoridades federais, estaduais e municipais no I Seminário Cultivando uma Cultura de Paz Inter-religiosa. A data e local do evento serão definidos nesta reunião.

Participaram os representantes das seguintes entidades religiosas: Ordem das Entidade Afro-brasileiras; Casa de Culto Afro-brasileira; Centro de Divulgação do Islã para a América Latina; Pastoral Afro-católica; Conselho Inter-religioso Internacional para Paz; Iskcon-Harekrishna; Casa de Culto Afro-brasileiro Ilé Asé Sobo Obá Arira; Casa de Culto Ile Asé Ya Omim; Ilé Asé Xangô Aira; Templo Yubaracaya; Casa de Culto Ilé Ibualamo; Casa de Culto Ilé Asé Oxalá e Ode; Associação Vicentina de Religiões de Matrizes Africanas; Casa de Culto Ilé Otá Odô D Odesasahá e Federação de Umbanda e Cultos Afro-brasileiros de Diadema.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Telefone: 3291 2612
E-mail: imprensa-justica@justica.sp.gov.br
(Permitida a reprodução, desde que citada a fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania)

 
 
Anúncios
Esse post foi publicado em Religião. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Lideranças religiosas criam Fórum Permanente

  1. Christian disse:

    De: "luzgraca" <luzgraca@…> Data: Qui Jul 14, 2005 11:47 am Assunto: Re:[MIRCCSP] Fw: Lideranças religiosas criam Fórum PermanenteChristian Lepelletier Grata pelas informações. Considero o forum instalado uma vitoria para o ideal da construção do movimento inter-religioso no Brasil. Saudações Fraternais Maria das GraçasOrdem Teosófica de Serviço

  2. Christian disse:

    De: "luzgraca" <luzgraca@…> Data: Qui Jul 14, 2005 11:43 am Assunto: En:[MIRCCSP] Fw: Lideranças religiosas criam Fórum Permanente Amigos e Amigas da rede do mir e do Espaço Sagrado Redireciono o e-mail do MIRCCSP porque considero uma grande vitória em termos do ideal de construção do movimento inter-religioso no Brasil. Saudações Fraternais Maria das Graças

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s